Definir metas para a empresa é um fator decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento, pois são elas que determinam a direção que a empresa deve seguir para crescer.
Compreender a importância das metas e engajar sua equipe para alcança-las levará sua empresa ao sucesso, tornando as decisões mais assertivas e economizando tempo e dinheiro.
Estabelecer metas para a empresa é fundamental, pois é com base nelas que a empresa direcionará seus esforços, estabelecendo um ponto onde deseja chegar, além de permitir uma análise dos processos que a empresa realiza, buscando sempre a excelência em suas atividades.
Sem metas, a empresa, assim como uma pessoa, não possui uma razão de ser muito clara, o que pode gerar, além da perda de recursos, estagnação.
As metas devem ser sempre possíveis de se alcançar, mas não podem ser muito fáceis, pois não se apresentariam como desafios, e sempre pautadas em dados sólidos. Percepções e achismos não podem embasar suas metas.
Para auxiliar a definir metas, existe um método denominado SMART, sendo ele uma das mais eficientes maneiras de se defini-las. Este método é dividido em cinco etapas:
A definição deve ser objetiva, de modo que não gere outras interpretações que possam desviar o caminho da empresa. Dizemos, então, que a meta é aumentar o número de vendas em 10%, e não, quero aumentar o faturamento.
Tenha certeza que poderá “medir” o quanto desta meta é alcançada, pois, não adianta determinar metas se não consegue comprovar o resultado. Neste caso, utilizemos o exemplo acima, aumentar as vendas em 15% (porcentagens são muito utilizadas, além de valores em dinheiro).
A meta deve ser realista, pois não adianta colocar metas muito altas e não conseguir atingi-las. Este ponto, se não for bem pensado, poderá gerar frustração para você e desmotivação para sua equipe, então, fique atento.
Defina metas com base nos recursos que você já possui, não em cima de um cenário ideal. Trabalhe com “os pés no chão”.
Estabelecer um prazo para o alcance destas metas é fundamental, pois, esta também será uma métrica para acompanhar o desempenho de sua empresa.
Após o tempo determinado, chega a hora de se avaliar se a meta foi alcançada. Nesta etapa é importante que existam registros anteriores para comparação como, por exemplo, o volume de vendas anterior ao estabelecimento da meta. Lembre-se do exemplo de aumentar as vendas em 15% e suponhamos que esta meta era referente a um trimestre.
Logo, para realizarmos a análise de forma correta, temos que ter as informações referentes ao trimestre anterior para comparar. Recomenda-se que sejam realizadas comparações por mês, por trimestre e por ano. Estas informações serão muito importantes para o planejamento do ano seguinte e a determinação de novas metas.
É imprescindível que você, empreendedor, compreenda que metas são muito importantes e que devem ser seguidas, mas sempre tendo em mente que elas podem ser flexibilizadas de acordo com situações que podem surgir.
E agora? Vamos estabelecer as metas para sua empresa? Navegue por nosso blog e descubra mais informações sobre marketing digital.