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Segmentar clientes: descubra sua importância para sua estratégia de marketing

Segmentar clientes: descubra sua importância para sua estratégia de marketing

Segmentar clientes, em qualquer campanha de marketing, é fator chave para se obter sucesso e o retorno máximo de investimentos.

Infelizmente, não é possível segmentar de maneira específica o público que passa por um outdoor ou que assiste a um determinado canal de televisão.

No caso do outdoor, é possível realizar apenas a segmentação por geolocalização, já no caso de um canal de televisão, você não tem precisão quanto a este tipo segmentação.

O marketing mobile, é uma das poucas vertentes do marketing que permite um alto nível de segmentação e associado a real crescente da utilização de aparelhos mobile, consegue trazer resultados positivos.

Como segmentar clientes para uma campanha mobile

Ao se segmentar uma campanha de mobile marketing, é obrigatório que se tenha definido qual será o perfil de cliente que se pretende atingir com a campanha, logo, conhecer seu público e fundamental.

Exemplificando: Você possui uma empresa de roupas esportivas com várias lojas espalhadas pela cidade e vai montar uma campanha de mobile marketing. Qual seria a segmentação ideal para se obter sucesso nesta campanha? Abaixo segue uma lista:

  • Faixa etária: 15 ~ 45 anos;

  • Localização: Bragança Paulista;

  • Interessadas na prática de esportes;

  • Ambos os sexos;

  • Classes B e C.

Este é só um exemplo e precisa ficar bem claro que não existe uma receita pronta para se definir a segmentação de uma campanha, pois ela deve ser apoiada em pesquisas, estudos e planejamento estratégico.

Quais os benefícios de segmentar clientes

Quando se adota a segmentação de uma campanha, você direciona todos os esforços de marketing para um determinado perfil de cliente, o que aumenta consideravelmente as chances de seu contato se tornar uma venda.

Uma vez que se direciona a campanha, não se desperdiça dinheiro atingindo clientes com perfil diferente do que você está buscando, demandando um menor investimento e uma maior obtenção de resultados positivos.

Desse modo, você fará com que seu PAC (preço por aquisição de cliente) seja reduzido e, consequentemente, maior o seu lucro.

Através da segmentação, também é possível identificar novos comportamentos de seus clientes, o que pode representar uma nova oportunidade de negócios, ou um indicativo de que você está atuando de maneira errada em sua campanha.

Quando utilizar a segmentação de clientes

A segmentação de clientes deve ser realizada sempre, porém, com base em um planejamento estratégico devidamente estruturado. Dependendo do objetivo da campanha, a segmentação deve ser realizada de um jeito ou de outro.

Se o objetivo da campanha é pulverizar uma marca e fazê-la conhecida pelos moradores de uma cidade, a segmentação por geolocalização é mais do que o suficiente.

Mas se você está desenvolvendo uma campanha de absorventes íntimos, por exemplo, não convém que homens e crianças sejam atingidas pelas mensagens, afinal, não são seu público e não trarão vendas para a sua empresa.

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