Qual a importância da identidade visual
Muitos empreendedores desconhecem a importância da identidade visual de sua empresa no mundo dos negócios e, negligenciá-la, pode fazer você perder grandes oportunidades.
Ao perceber esta dura realidade, decidimos fazer esta postagem para explicar a sua importância, apresentando algumas boas razões para que você deixe o amadorismo de lado e invista agora em sua identidade visual.
Acompanhe este texto e descubra o porquê você deve prestar mais atenção em como sua empresa se apresenta no mercado. Vamos lá?
O que é identidade visual?
Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que a identidade visual é tudo o que identifica e diferencia a sua empresa no mercado, sendo composta por três elementos básicos:
- Logotipo;
- Lettering (tipo de fonte ou letra);
- Cores.
Esses três elementos compõe a base de sua identidade visual pois, é a partir deles, que você desenvolve os demais materiais, como cartões de visita, folders e flyers, catálogos, pastas, etc.
Por meio deles você consegue diferenciar sua empresa da concorrência, desde que sejam únicos e de fácil assimilação, além de transmitir valores, posicionamento e gerar credibilidade.
Por esses motivos, é fundamental que se tenha muito cuidado na confecção de sua identidade visual, afinal, ela é o primeiro contato entre seus clientes e a sua marca e, com certeza, você não quer deixar uma primeira impressão ruim, não é mesmo?
Confira algumas razões que demonstram a importância da identidade visual:
Credibilidade
O primeiro (e mais importante) ponto é, sem dúvida, a credibilidade que uma identidade visual bem elaborada pode conferir à sua empresa.
Imagine que você comprará compostos termoplásticos e está buscando um fornecedor novo. Você encontra um, mas ele possui uma identidade visual que não transmite credibilidade, muito pelo contrário, passa uma sensação de desleixo total.
Com certeza, você irá se perguntar: “se ele não cuida da imagem de sua empresa, como será que ele cuida da qualidade seus produtos?”.
É certo que existem outros fatores que podem influenciar no fechamento de um contrato, mas esse descuido pode afastar possíveis clientes.
Destaque e profissionalismo
Como já dissemos, uma identidade visual bem elaborada faz com que você se destaque dentre as demais empresas do mercado.
A utilização de traços marcantes e elementos característicos facilita a sua identificação e assimilação por parte de seus consumidores.
Duvida? Pense em um refrigerante bem gelado. Aposto que você pensou em uma Coca-Cola, não é mesmo? Com certeza, veio em sua mente o vermelho característico dessa marca e as letras em branco.
Esse é o poder de uma identidade visual bem elaborada!
Junto com este destaque, você transmite uma sensação de profissionalismo e que leva a sério a sua empresa.
Padronização
Seus materiais devem sempre trazer a mesma linguagem gráfica para que seus clientes possam assimilar com facilidade que são de uma mesma empresa, no caso, a sua.
Imaginem a bagunça que seria se cada material tivesse uma cor e um logotipo diferente. Seus clientes jamais saberiam se é da sua empresa ou se é de empresas diferentes.
Por isso, você deve sempre aplicar o mesmo padrão em todas as suas comunicações, desde assinaturas de e-mail, a materiais impressos e o marketing digital.
Fidelização de clientes
Ao transmitir seus valores por meio de sua identidade, você gerará identificação com seus clientes, o que os levará a continuar comprando os produtos de sua empresa.
Hoje em dia, uma empresa que não demonstra seus valores, ou que não os possui, dificilmente conseguirá impactar seus clientes de forma assertiva e perderá grandes oportunidades de negócio.
Não existe hora errada para começar a investir em sua identidade visual. Para alcançar bons resultados, procure profissionais especializados ou uma agência para te ajudar.
Agora que você já sabe qual a importância da identidade visual, navegue por nosso blog e descubra mais informações sobre marketing digital.