Definir metas para empresas: qual a importância?
Definir metas para a empresa é um fator decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento, pois são elas que determinam a direção que a empresa deve seguir para crescer.
Compreender a importância das metas e engajar sua equipe para alcança-las levará sua empresa ao sucesso, tornando as decisões mais assertivas e economizando tempo e dinheiro.
A importância de definir metas para a empresa
Estabelecer metas para a empresa é fundamental, pois é com base nelas que a empresa direcionará seus esforços, estabelecendo um ponto onde deseja chegar, além de permitir uma análise dos processos que a empresa realiza, buscando sempre a excelência em suas atividades.
Sem metas, a empresa, assim como uma pessoa, não possui uma razão de ser muito clara, o que pode gerar, além da perda de recursos, estagnação.
As metas devem ser sempre possíveis de se alcançar, mas não podem ser muito fáceis, pois não se apresentariam como desafios, e sempre pautadas em dados sólidos. Percepções e achismos não podem embasar suas metas.
Definir metas SMART
Para auxiliar a definir metas, existe um método denominado SMART, sendo ele uma das mais eficientes maneiras de se defini-las. Este método é dividido em cinco etapas:
S (Specífic – Específico)
A definição deve ser objetiva, de modo que não gere outras interpretações que possam desviar o caminho da empresa. Dizemos, então, que a meta é aumentar o número de vendas em 10%, e não, quero aumentar o faturamento.
M (Mensurable – Mensurável)
Tenha certeza que poderá “medir” o quanto desta meta é alcançada, pois, não adianta determinar metas se não consegue comprovar o resultado. Neste caso, utilizemos o exemplo acima, aumentar as vendas em 15% (porcentagens são muito utilizadas, além de valores em dinheiro).
A (Attainable – Alcançável)
A meta deve ser realista, pois não adianta colocar metas muito altas e não conseguir atingi-las. Este ponto, se não for bem pensado, poderá gerar frustração para você e desmotivação para sua equipe, então, fique atento.
R (Realistic – Realista)
Defina metas com base nos recursos que você já possui, não em cima de um cenário ideal. Trabalhe com “os pés no chão”.
T (Time – Tempo)
Estabelecer um prazo para o alcance destas metas é fundamental, pois, esta também será uma métrica para acompanhar o desempenho de sua empresa.
Analisando resultados
Após o tempo determinado, chega a hora de se avaliar se a meta foi alcançada. Nesta etapa é importante que existam registros anteriores para comparação como, por exemplo, o volume de vendas anterior ao estabelecimento da meta. Lembre-se do exemplo de aumentar as vendas em 15% e suponhamos que esta meta era referente a um trimestre.Logo, para realizarmos a análise de forma correta, temos que ter as informações referentes ao trimestre anterior para comparar. Recomenda-se que sejam realizadas comparações por mês, por trimestre e por ano. Estas informações serão muito importantes para o planejamento do ano seguinte e a determinação de novas metas.É imprescindível que você, empreendedor, compreenda que metas são muito importantes e que devem ser seguidas, mas sempre tendo em mente que elas podem ser flexibilizadas de acordo com situações que podem surgir.
E agora? Vamos estabelecer as metas para sua empresa? Navegue por nosso blog e descubra mais informações sobre marketing digital.